quarta-feira, 12 de março de 2014

Intelligentsia no Socialismo e Classe média no Capitalismo : Germes cosmopolitas

A intelligentsia que foi as ruas a derrubar o socialismo real é o equivalente a classe média e média alta das nações capitalistas, são em si setores cosmopolitas que veem "na figura da metrópole" e logo do "centro do capitalismo" (EUA e UE) um modelo.
Estes setores vão as ruas contra "o autoritarismo e pela liberdade", por privilégios de classe e acima de tudo por privilégios de status que os "diferenciem do povo comum" pois são "cidadãos cultos e/ou empreendedores". Não muito uma ala conservadora sai desses extratos confundindo hierarquia com privilégio e mérito com darwinismo social usando valores religiosos e/ou morais para resguardar a "natural diferenciação das classes" como se diferença fosse sinônimo de privilégio.
Raridade vê-los nas ruas para lutar por investimentos sociais, por justiça aos mais pobres, por salários mais justos e menos desiguais...quando o fazem é usando de uma "máscara paternalista" que logo se desfaz após cumprido seu intento que é sempre o reforço dos direitos de sua classe em esquecimento e/ou detrimento aos das classes populares que no fim sempre paga a conta.
Infelizmente muitos ainda não enxergam a diferenciação de manifestações e a qual classe e mentalidade ela representa e expressa majoritariamente nas ruas e na sociedade.
Essa classe "de mentalidade cosmopolita" que é o "moderno elitismo" se centra nas classes médias e médias altas mais está presente em toda a sociedade assim como a "mentalidade popular e trabalhista" também pode se ver presente por vezes mesmo entre setores das mesmas classes médias e médias altas embora até pela situação sócio-econômica e cultural seja mais comum nos setores mais empobrecidos da sociedade, nos trabalhadores mais explorados e nos que possuem senso de construção coletiva que procure unir e não diferenciar a sociedade. Essa é a "luta de classes" mais aguda de nosso tempo, uma luta "de mentalidades de classe".
Nesta luta queira ou não, me perdoe mais ou se está de um lado ou outro e o cosmopolita é o lado do liberalismo, do atlantismo e do imperialismo norte-americano por natureza.
Toda construção com base no valor do trabalho e da produção está do lado oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário