quinta-feira, 29 de maio de 2014

YORUBÁ, BERÇO DE NAÇÕES DO CANDOMBLÉ E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

A cidade de Ilé-Ifè na Nigéria, é considerada pelos yorùbá como o local de origem do mundo, consequentemente, o lugar de origem dos primeiros e principais subgrupos yorùbá. Trata-se do berço de toda religião tradicional yorùbá – a religião dos Òrìsà(Orixás), um lugar sagrado, “aonde os deuses ali chegaram e criaram a civilização, deixando os ensinamentos aos mortais de como os cultuarem”.

Os Yorùba são um grupo étnico que hoje em sua grande maioria está concentrado na Nigéria, em menor parte no atual Benim (antigo Daomé), e em sua minoria no Togo e em Gana, todos países da África Negra Ocidental.

O grupo étnico yorùbá é subdividido em vários subgrupos com variação dialéticas tais como: os Kétu, Òyó, Ìjèsà, Ifè, Ifòn, Ègbà, Èfòn etc. Estes deram origem na diáspora, à religião dos Òrìsà adaptadas às realidades sociopolíticas e econômicas regionais. Portanto, a religião tradicional yorùbá é a matriz afrodescendente da religião dos Òrìsà(Orixás).

Com o universo pleno e não tangível já constituído pelo preexistente Olódùmarè, é na cidade de Ilé-Ifè que o mundo tangível foi criado, onde, nos tempos imemoriais os Òrìsà(Orixás) chegaram.

Religiosamente falando, este é o berço de todos os povos do mundo.

A reigião que cultua os Òrìsà(Orixás) : http://aulobarretti.wordpress.com/orisaismo/

Nesse caminhar, a Religião dos Òrìsà(Orixás), foi instituída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário